Provérbios populares.

Por vezes sou assaltado por pensamentos que me incomodam e transtornam a alma.

Já algum de vocês se perguntou quem inventou certos “provérbios populares”!?

Uma parte destes demonstram grande sabedoria, contudo para aprende-los e apreende-los precisamos quase sempre de passar pelas situações (somos mesmo estúpidos), mesmo sendo bombardeados desde verdes anos com esses “provérbios”.

Alguns como:
«-Quem anda a chuva, molha-se.
-Quem desdenha, quer comprar.
-Existem três coisas na vida que não retornam… A flecha lançada, a palavra proferida e a oportunidade perdida.
-Só desejo que recebam a dobrar, aquilo que desejam a mim.
-O que nasce no desejo morre na posse.
-Quanto mais o homem pensa no Ter, menos pensa no Ser.»

E a lista continua.

Agora… Há certos ditados… Que quem os inventou, vivia um dia de inspiração nula e merecia uma grande cabeçada no céu-da-boca!!! E pergunto-me como é que estes colaram de tal forma que sobreviveram até aos nossos dias. Ou, como “quem conta um conto acrescenta um ponto”, esses ditados sofreram tamanhas adulterações, que resultam em verdadeiras bacoradas e falácias monumentais!

Um dia destes enquanto comprava umas coisas, o cavalheiro da loja perguntou-me se eu não tinha dois euros, e eu percebi dez euros, ao qual respondi entre a dúvida e o espanto: -DEZ EUROS!?
O cavalheiro riu-se e disse: - Dois euros.
E pedi desculpa pela confusão, ao qual ele me respondeu: -Não tem mal. Perguntar não ofende!
A única coisa que me veio a cabeça foi se lhe perguntasse se ele queria ir à merda, Ele ficaria ofendido!

Quem inventou tamanha estupidez de provérbio? Para eu ir urinar-lhe à porta de casa, comer-lhe a mulher, dizer aos filhos dele que o pai morreu atropelado por um tractor agrícola, e ainda roubar-lhe o tareco, bóbi e a casota… E se tiver um grilo… Esse deixo ficar!

Exemplos de provérbios como estes, são os mais empregues no dia à dia, coisas como:
«-Quem escorrega, também cai.
-Quem sai aos seus, não degenera.
-Pau que nasce torto, já mais se endireita.
-Onde há fumo, há fogo.
-Quem bate, pede cacete.
-O sol quando nasce é para todos.
(e entre os piores dos piores)
-Levantar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer.
-Deus ajuda, quem cedo madruga.»
(às custas destes dois últimos ando com enxaquecas à meses, saúde, nem vê-la e acho que estou a encolher, das más posturas que a cadeira me proporciona)

Ora “FODA-SE”, meus amigos…!
Quem inventa tais coisas!?
É que a lista também continua e vocês de certeza que também conhecem muitos destes casos…

quinta-feira, 31 de maio de 2007

3 Comments:

Anónimo said...

ahahah..as enxaquecas não devem ser só do "deitar cedo e cedo erguer da saude e faz crescer"! :P
mas aqui fica mais alguns :
"quem é vivo sempre aparece!" lol.. bem que o Bush ainda estão á espera que este proverbio resulte com o Bin Laden;
"a laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata!"-ou sou bicho raro ou então que a mim não me pega!lol
"a intenção é que conta" a este respondo assim "de boas intenções ta o inferno cheio"..e depois da nisto proverbios que respondem a proverbios, se continuarmos assim nunca mais saimos daqui!!
isto talongo..boa noite
Bj**

Má-Onda said...

Heeeeei MANO!!! Tá muito boa a crónica!
Pah, "Homem com grandes bolas, Mulher que se afunda num colchão de molas" parece-me um ditado bastante erudito. Acredito que é por essa razão que não o colocaste na lista.
O "Quem a presunto arrotou, chouriça não embalou" é pouco conhecido, mas tambem trás na sua bagegem simbólica uma mensagem de grande sabedoria que apenas os mais iluminados conseguem atingir.
Eu num consigo, mas não faz mal.
pfff... cão que ladra não morde... pois. Tá bem. É como o "Cavalo relinchante, pouco ou nada galopante." Este em alguns casos leva a ideias relacionadas com zoofilia e outros deboches.
Enfim. Prontos. Olha lá vai ao meu blog que tens lá um desafio.

Beijo na pomVa.

Mafaldinha said...

... ja passa bastante tempo dd a edição deste post, mas eu lembrei-m d um mt fixe!
"nao há sábado sem sol, domingo sem missa, nem segunda sem preguiça!" ...
(...nem terça, nem quarta, nem quinta, etc.)

bju*

 
A n g u l o M o r t o - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger